KONGO antes da ocupação colonial (antes1842)

A história nos ensina que o reino do Kongo embarcava partes dos territórios dos actuais estados de: Angola onde se encontra Mbanza - Kongo a historica capital do reino, RDC-República Democrática do Congo, o Congo-Brazaville,o Gabão.

 

 Fala sobre a chegada dos europeus neste vasto território de afrika,a repartição e dominação durante secúlos até a independência.

 

 Pesa embora essa contribuição dos autores de textos históricos sobre Kongo, os estudiosos continuam a ter muitas dificuldades em obter respostas face as perguntas que lhe surgem na mente das quais exigem mais luzes. 

 

Cidadãos comuns e algumas organizações desenvolvem pesquisas, projectam e realizam debates e simposium no sentido de compreender o que na realidade foi o reino do Kongo. Só falta solicitar a intervenção dos arqueologos no sentido de ajudar o esclarecimentos sobre muitas verdades ainda ocultas e viciadas; mas para isto vai ser necessário um serio alevantamento por conhecimento de locais historicos onde viveram os primeiros EsiKongo(habitantes do KongoBandeira 012 )

 

 E também porque a meu haver, a bese das discussões, pesquisas tem sido livros e documentos escritos por europeus, ignorando a tradução oral que constituia o modelo de ensino < LUENDA MO YENDINGI BOSI LU ZAYA MO > traduzido como:< Tenha habito de ir nos problemas e só assim saberão> e outra < Ana vila, vutuka va n´pambu > traduzido como :< Se perder o caminho, regressa no desvio >.

 

Me parece que ainda não perdemos tudo ! É questão de retorno ao passado, pensar e repensar ! É questão da visão.

Tentarei neste site,lançar alguns dados recolhidos via tradução oral, nos esclarecimentos de certos proverbios Kongo e surgimentos desses,o esclarecimento ou interpretação de alguns nomes dos Bakongos, sem me pendurar demasiadamente nas escritas, para tentar dar luzes as pessoas que melhor do que eu, sabem falar e escrever bem as linguas europeias, com o objectivo de contribuir na reconstituição da verdadeira história do Reino do Kongo ( antes do reino, durante o reino, colonização,luta de libertação, indepencia e instauração da Democrácia nos territórios Kongo) - <DI KU ZEYI KO, I MPUTU > traduzido como: <O que voce não sabe, é pobreza>.

 

Com interesse de atirar maior atenção, sou de afirmar que o reino do Kongo foi ocupado na sua estrutura fisica, mas sua alma não foi completamente colonizada, porque a bem verdade, os occcidentais escreveram sobre o que viram e viveram em afrika.

 

 O Kongo em si, reside na lingua Kikongo e era e é transmitida por via oral os sentidos da sabedoria chave de geração a geração. Por isso talves persistem algumas duvidas sobre o que retrata a cerca dos Povos Kongos.Vamos vomitar tudo que temos como conhecimentos e depois passaremos na fase de confrontação.

Quem foi o fundador do reino do Kongo ? De onde veio o seu nome ? De onde veio o nome do Kongo? Como chegou ao local onde se ergueu o Mbanza-Kongo ? De que família pertenceu ? Em que localidade actual se localizou o Kongo ? De onde veio ele antes de fundar o reino ? Qual a trajectória da viagem ? «-Fwa fwa, mpinga mpinga» traduzida como : <morre, morre, substituto substituto> entende-se por: Uma geração vai e a outra vem

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :