OS MISTÉRIOS DOS POVOS KONGO

Publié le par LUVUVAMO YALA DAMBA

 ZUILO contra as dores de barriga

 

 

014

Zuilo, encontrado no Kimuanza-Molo/ Kicumba-Lemboa/ nkandungo-Damba

( Foto:branquima .Kituma)

 

 Os Povos primitivos do Kongo descobriram muitos produtos entre a terra e plantas;tudo, para combater as doenças ou epidemias que surgiam nas familias ou nas comunidades. Como conseguiam tais descobertas ? Revelações por parte dos Simbis, dos antepassados por via sono ou por provar tudo que lhes apareciam de frente ?

 

Tanto uma ou outra forma não se imponha o equívoco. Os Nganga za Nkisi, zi Ngunzas e os Espiritos( Muanda) por mpeve ou por revelações as pessoas da mesma lineagem familiare, fizeram seus trabalhos nos cemitérios (Tumulos), nas fontes de rios ou nos rios,nas igrejas e nas escolas de iniciação ( N´LONGO ) onde eram ensinado tudo que necessita  o ser homem !

 

Que importa, o Mukongo descobriu forma de dominar a natureza de sua maneira, tanto por descobertas próprias como por inteligencias importadas dos outros povos vizinhos.

 

 Nessas descobertas, o povo Mukongo consegue controlar a saúde com uso de plantas medicinais, árgila e rituais tradicional; e a defesa pessoal e a das comunidades com prática da feitiçaria e da bruxaria que o permite manejar o poder de até, disparar     a trovoada contra seu adversário, mesmo em tempo de cacimbo ( depois do periodo chuvoso), para além de organização de defesa das localidades com armas de fabricos local.

 

Hoje, na área de saúde, no que toca as dores de barriga para homem como para mulher, apresentamos o produto ZUILU, entre outros milhares de produtos descobertos e não registados na OMS, mas que continuam ser usados nas comunidades rurais sobretudo de Damba.

 

ZUILU é uma bola de especie de argila que se encontra debaixo do sol, não mais de 50 cm, fabricado por uma especie de formigas pretas. 

 

Não expulsa vermes mas que só faz parrar repentinamente as dores de barrigas, basta comer um pedacinho dessa argila !

 

Resta aos investigadores apurarem os elementos curativos que a bola de argila (formigueira) tem.

 

 

 

 

Publié dans Medicina

Commenter cet article