AGOSTINHO CHICAIA ESTÁ FORA DAS CADEIAS MAS SEM LIBERDADE !

Publié le par LUVUVAMO YALA DAMBA

Libertar Agostinho ChicaiaO mundo dos direitos humanos festejou antes de ontem, o anúncio sobre a libertação em Kinshasa-R.D.Congo, o cidadão angolano, activista dos direitos humanos e ambientalista Agostinho Chicaia, detido a partir do aeroporto international de Ndjili em Kinshasa, por ordem do governo de Angola e encaminhado para as prisões de Makala,no respeito das relações bilaterais, quando pretendia viajar para Harare em missão de serviço.

 

As autoridades da República Democrática do Congo e as de Angola continuam com bicos calados quando a divulgação para o conhecimento da opinião nacional e internacional das verdadeiras razões que levaram a detenção do activista dos direitos humanos.

 

O suposto advogado disponibilizado pela associação VOZ de SEM VOZ (Voix de sans Voix ) da RDC, também não prestava nenhuma informação sobre o andamento do caso.

 

A sociedade civil em geral, tendo SOS HABITAT a cabeça, o partido da Oposição BD-Bloco Democrático dos angolanos bem como amigos na facebook se mergulharam na campanha de recolha de assinaturas na net nas ruas de Luanda afim de solicitar a libertação incondicional do activista.

 

O presidente Isaias Samakuva da UNITA foi pessoalmente ao encontro do Embaixador da República Democrática do Congo em Luanda, tudo para encontrar a solução nesse caso. Infelizmente, mesmo com esse encontro entre o presidente Samakuva da UNITA e o senhor embaixador do congo, a informação sobre o caso Chicaia, permaneceu vedada. Ninguém sabe o que se passa ao concreto !

 

De repente, uma surpresa caiu como relampago ! Chicaia está livre ! Foi Liberto ! Falei com Chicaia. Para melhor confiar com a notícia, um numero de telefone foi fornecido e mais gentes se alegraram e tiraram as duvidas. CHICAIA ESTÁ REALMENTE LIVRE ! E sendo assim, parou-se com a campanha de recolha de assinaturas no abaixo assinados.

 

A ser verdade que o activista fosse solto, tudo leva a crer que iria em sua casa para matar saúdade com familiares e amigos e escreveria alguma coisa na facebook para acalmar os amigos e irmãos, sobretudo aqueles que vivem distantes, isto é que não se verifica até ao momento.

 

Buscas levadas a cabo na facebook, pelos comentários, apurou-se de que Agostinho Chicaia o suposto liberto, ainda continua sem o seu passaporte, o que impede, escrever e ir em sua casa.

 

Não há fontes que esclarecem as razões de até agora, aprender o documento de identificação pessoal de um cidadão solto das cadeias a mais de 24 horas !

 

Este é o triste episódio que se vive no caso Chicaia. Mantendo as mentes positivas, os documentos serão entregues, mas para isso, devemos continuar a pressionar. 

 

Esperamos que algo seja feita a respeito dessa liberdade que uma vez por toda se ponha cobro as arrestações arbitrárias, a burocracia excessiva em angola, na RDC e no mundo !

 

O grito de socorro tem de ser mais alto: LIBERDADE TOTAL, LIBERDADE LIBERDADE !  

Publié dans DIREITOS HUMANOS

Commenter cet article